Rua Mário Lobo, nº 61, sala 809, Edifício Terraço Center - Centro - 1 - Joinville.SC

(47) 3043-0505 | (47) 99646-0505

Quais são as principais atividades realizadas por uma imobiliária?

As atividades realizadas por uma imobiliária vão muito além da venda e locação de imóveis residenciais, comerciais, industriais ou terrenos. Costumo afirmar que o Mercado Imobiliário é formado pelos mais ricos e minuciosos detalhes, fazendo com que a atuação dos Consultores Imobiliários seja recheada, diariamente, de novos desafios.

No conteúdo de hoje, separei algumas das principais funções internas executadas por uma imobiliária. Medidas e ações que são regulamentadas e protegidas por lei. 

1. Intermediação

Formada por Corretores de Imóveis habilitados e demais profissionais da área, a imobiliária é responsável pelo elo de dois principais grupos de pessoas: vendedor e comprador ou locador e locatário. Sua principal atividade é unir os interesses das partes, seja na venda ou locação de imóveis de qualquer categoria, com segurança, competência e profissionalismo. 

1.1. Atuação da equipe

Por se tratarem de atividades que envolvem amplas responsabilidades, os profissionais atuantes no Mercado Imobiliário devem ter conhecimento sobre a dinâmica do setor, atualidades e compreensão jurídica. Desta forma, é comum observar que muitas das equipes imobiliárias contam com setores administrativo, financeiro e jurídico.

Afirmo que cada transação imobiliária é única, os interesses das partes envolvidas e os formatos das negociações são altamente variáveis. Além disso, a burocracia que envolve o setor imobiliário é muitas das vezes difícil e demanda alguns esforços. 

Desta forma, o acompanhamento do cliente em todo o processo de sua negociação é extremamente positiva e necessária para que os reais objetivos sejam alcançados com segurança e veracidade. 

1.2. Opiniões a respeito das comercializações

De acordo com o art. 3º da Lei 6.530/78, cabe ao Corretor de Imóveis e também a imobiliária as funções de intermediar as transações do setor (ex.: compra, venda, locação ou permuta) e a possibilidade de emitirem opiniões a respeito das comercializações. Possibilitando a identificação de bons ou maus negócios aos clientes. 

A respeito dos valores praticados no mercado, muitas das equipes contam com o profissional Avaliador de Imóveis. Especialista capacitado em determinar o valor de mercado de um imóvel, levando em consideração as variantes do setor, características e situações pessoais ou processuais que possam recair sobre o bem. 

2. Anúncios dos imóveis

Atividade desenvolvida com o objetivo de propagar as informações dos imóveis disponíveis à venda ou para locação. 

Devida a forte inserção da tecnologia no cotidiano humano e em todos os setores empresariais, a divulgação de imóveis através da internet se mostra uma ótima ferramenta de comunicação e fechamento de negócios. Desta forma, a utilização de ótimos sites e portais imobiliários fortalecem e potencializam a marca imobiliária e a efetivação de novos contratos. 

Ademais, a construção de uma base sólida de relacionamentos e o desenvolvimento de networking pela equipe imobiliária corroboram de forma significativa nas transações imobiliárias, em razão da confiança estabelecida. 

2.1. Captação

Forma utilizada para obter a autorização de divulgações de venda ou locação de imóveis, a captação é de suma importância para a manutenção da imobiliária. Afinal, os imóveis disponíveis são o seu produto de comercialização. 

Neste sentido, imobiliárias e grupos bem estruturados possuem fichas, contratos, recibos e autorizações para que todas as atividades sejam desenvolvidas com legitimidade. Por fim, buscam manter as informações dos imóveis sempre atualizadas e contato direito com o proprietário, respeitando o art. 723 do Código Civil Brasileiro. 

3. Administração de imóveis

Atividades desenvolvidas para o gerenciamento dos imóveis, desde a sua prospecção, disponibilidade para locação, preparação de contratos e até mesmo reparação e assessoria em problemas cotidianos e medida de despejo. 

Nestas hipóteses, a atuação da imobiliária é ser a mediadora entre os interesses dos envolvidos, onde suas funções vão muito além de imprimir ou enviar boletos. Os profissionais atuantes nesta categoria devem dispensar atenção as questões burocráticas, estado dos imóveis, entrada e saída de clientes e no repasse dos pagamentos ao locatário. 

Considerações finais

Para finalizar o conteúdo de hoje, ressalto que as atividades da corretagem imobiliária só podem ser desenvolvidas por profissionais legalmente habilitados e inscritos no CRECI. Além disso, para a atuação da personificação jurídica das imobiliárias e administradoras de imóveis é necessário o cadastro junto aos órgãos fiscalizadores e de classe. 

Texto escrito por:


Se você gostou do conteúdo deixe seu like (♥). 
(4) Curtir Copiar Link



O que você achou desse texto?