Rua Mário Lobo, nº 61, sala 809, Edifício Terraço Center - Centro - 1 - Joinville.SC

(47) 3043-0505 | (47) 99646-0505

Descubra Joinville/SC

Se você está pensando em morar ou deseja conhecer um pouquinho mais de Joinville siga com a leitura, pois no conteúdo de hoje nós separamos algumas das principais informações sobre a maior cidade do Estado de Santa Catarina.

História

Proveniente da Colônia Dona Francisca, a história da cidade teve início no dia 09 de março de 1851 com a chegada do primeiro grupo de imigrantes. 

Com o passar dos anos e o rápido desenvolvimento social e estrutural, Joinville se transformou em um dos principais polos industriais do Brasil, recebendo a denominação de "Manchester Catarinense", referência à grande cidade do noroeste da Inglaterra com expressiva potência industrial. 

Segundo dados do IBGE, divulgados no ano de 2019, a cidade conta com população estimada em 590.466 habitantes. Possui área territorial de 1.124,10 km² (urbana e rural), de acordo com dados da SEPUD, sendo dividida em 2 distritos, Sede e Pirabeiraba, e, composta por 43 bairros. 

Além disso, esta localizada em região estratégica, próxima a Litoral e de importantes Portos do Estado de Santa Catarina.

Economia

Joinville conta com a presença de grandes empresas e indústrias, situação que contribuí e mantém a cidade em excelente posição na geração de empregos a nível nacional. 

De acordo com pesquisa divulgada pelo IBGE, ano de 2018, Joinville ocupa a 3ª posição das cidades mais ricas do Sul do país. Além disso, de acordo com o levantamento, é líder do Produto Interno Bruto - PIB em Santa Catarina. 



Educação

No que se refere à educação, a cidade mantém avaliação positiva na qualidade de ensino, de acordo com o IDEB, índice do ano de 2019. Possuindo excelentes unidades de ensino público e privado, além de contar com programas educacionais para melhorar a qualidade e ampliar a formação dos alunos.

Saúde

Os atendimentos na área da saúde são desenvolvidos de forma integral e contempladas pelo Sistema único de Saúde - SUS, abrangendo, desta forma, atenção básica, de média e alta complexidade, serviços de referência, ações das vigilâncias epidemiológica, sanitária, ambiental e assistência farmacêutica. 

Joinville conta com a presença de Unidades de Atenção Básica (UBS e UBSF), Unidades de Atenção de Média Complexidade (PA, SAMU e UPA) e as Unidades de Alta Complexidade (Hospital e Maternidade Bethesda, Hospital Dr. Jeser Amarante Faria, Hospital Municipal São José, Hospital Regional Hans Dieter Schmidt e a Maternidade Darcy Vargas).

Além disso, conta com a presença de excelentes clínicas, consultórios, laboratórios e hospitais da rede privada. 

Lazer

A cidade oferece as mais variadas opções de lazer e diversão para todas as idades. Entre os principais eventos e festivais, podemos citar: a Feira do Livro, o Festival de Dança e a Festa das Flores.

Já para quem gosta de contato com a natureza, Joinville possui turismo ecorrural, além dos rios, trilhas, cachoeiras, recantos e parques, como o conhecido Mirante do Boa Vista. Lugares que com certeza serão os responsáveis por momentos alegres e felizes com familiares e amigos.

Além das atrações culturais e de lazer,  cidade possui inúmeras opções de restaurantes, lanchonetes, bares, pub's, cafeterias e grandes de redes de fast food que proporcionam excelentes experiências gastronômicas.

Ademais, conta com três ótimas opções de shopping center (Cidade das Flores, Mueller e Garten) para a diversão das famílias e grupos sociais.




Considerações finais

Conhecida, também, de forma carinhosa como a Cidade das Flores, Cidade dos Príncipes e Cidade da Dança, Joinville é habitada por pessoas das mais variadas regiões do nosso país.

Diante das riquezas e oportunidades que a cidade oferece, torna-se foco do lançamento de excelentes empreendimentos residenciais de grandes construtoras do Brasil. Situação que favorece cada vez mais o seu desenvolvimento econômico e social, ampliando as possibilidades de investimentos e rentabilidade financeira.

Se você gostou deste conteúdo, deixe seu like e compartilhe com as pessoas que desejam saber um pouco mais sobre a nossa querida Joinville/SC.

Referências

https://www.joinville.sc.gov.br/publicacoes/joinville-cidade-em-dados/

https://ndmais.com.br/economia-sc/joinville-e-a-terceira-cidade-mais-rica-do-sul-do-pais/
(3) Curtir Copiar Link



O que você achou desse texto?